A vida na Grécia antiga
Podemos dizer que as primeiras etapas da vida de um grego eram o nascimento,a infância,a adolescência, a idade adulta, com o casamento, a velhice e a morte. Na Grêcia, os recém-nascidos eram lavados, com água, vinho ou outro liquido e, em alguns lugares, se fosse menino, pendurava-se um ramo de oliveira, se menina, uma fita de lã. Os meninos eram apresentados à frátria (o conjunto de todos os familiares). Por ocasião dos nascimentos, as famílias abastadas faziam festas, as pobres contentavam-se apenas em dar nome à criança,sempre segundo a fórmula ‘’fulano,filho de cicrano’’: ‘’Mégacles ,filho de Hipócrates’
As crianças podiam ser recusadas pelos pais e abandonadas, mas, muitas vezes, os bebês abandonados eram adotados por outras pessoas.
Em todas as fazes da vida, havia muitas diferenças entre homens e mulheres da Grécia Antiga.As mulheres gregas arrastadas viviam separadas dos homens em cômodos diferentes reservados a elas dentro da casa, chamados de gineceus, onde ficavam confinadas a maior parte do tempo. As mansões da elite eram divididas em duas partes, masculina e feminina.As meninas também pouco contato tinham com os meninos depois da primeira infância, como mandava a ‘’ boa educação’’.Elas tinham brinquedos que se referiam à vida que teriam como adultas,basicamente como mães e donas de casa,dedicadas à costura da lã, ao cuidado dos filhos e ao comando dos escravos domésticos.Os meninos brincavam de lutas,já antecipando sua entrada no exército.Quando chegavam à adolescência, as meninas participavam de cerimônias que as preparavam para o casamento; as garotas de famílias com mais recursos podiam aprender também a tocar e dançar.
Já os rapazes, começavam o treinamento para o serviço militar.A caça, para eles, era um trino para a guerra assim como as competições esportivas de que participavam.A educação dos rapazes consistia no conhecimento das letras,da poesia e da retórica, ainda que se pudesse seguir e continuar a instrução,com o estudo da filosofia.
O casamento na Grécia Antiga reproduzia a diferença entre ricos e pobres.Estes camponeses ou artesãos, tinham que trabalhar para sobreviver e casavam-se cedo.Já os abastados casavam-se mais tarde, em geral o noivo servia no exército por um certo tempo antes de casar-se.
Com relação à reprodução da espécie, os gregos acreditavam que o sêmen encontrava na mulher apenas um terreno para que se desenvolvesse e uma criança fosse produzida.
Por causa das doenças, não eram muitas as pessoas da antiguidade que chegavam a velhice. Os gregos davam muita atenção ao sepultamento dos mortos até mesmo pelo fato de morrerem muito jovens,boa parte destes guerreiros e parturientes.
Fonte: FUNARI 2002.
Muito bom!!!
ResponderExcluir